Conheça as nossas Lavouras!

Da semente à exposição nas gôndolas dos supermercados, toda a nossa história começa na terra, com o cuidado necessário que o solo tanto precisa para gerar tomates saudáveis, saborosos e de qualidade. Esse espaço é dedicado para você conhecer um pouco mais dos lugares em que nascem nossos maiores tesouros e de todo o trabalho e cuidados que a Mallmann tem para gerar seus saborosos frutos de tomates. Seja bem-vindo!

» NOSSOS COLABORADORES SÃO SEMPRE UM DIFERENCIAL

Os colaboradores MALLMANN são essenciais para que a qualidade dos nossos tomates seja de alto nível. O tomate é uma planta que requer cuidados diários de forma manual. É uma das culturas agrícolas que gera mais empregos no agronegócio brasileiro. A Mallmann entende que seu tomate tem que ser produzido através de empregos formais, com segurança e medicina no trabalho, treinamentos, com uso de EPIs, e não contratação de menores de idade nas lavouras. Não basta ter BPA (Boas Práticas Agrícolas), se o alimento é proveniente de trabalho informal. O respeito ao ser humano é uma questão de ética e valores!

» TOMATES COM DIFERENTES ORIGENS
O tomate é uma cultura temporária, ou seja, terminada a colheita, erradica-se totalmente a planta e é necessário plantar novamente, na maioria das vezes,  em outro local. A maior parte dos produtores de tomate no Brasil é safrista, plantando somente em determinadas épocas do ano, conforme o melhor clima da sua região. Com média de 24 lavouras anuais, os Tomates Mallmann são cultivados em diferentes cidades no interior de São Paulo e Minas  Gerais. Cinco municípios abrigam nossas plantações em São Paulo: Conchal, Mogi-Guaçu, Araras, Capão Bonito e Apiaí, produzindo, principalmente, Tomate Longa Vida, Tomate Tipo Italiano, Tomate Rama e Tomate Tipo Grape. Já em Minas Gerais, são quatro municípios: Campo do Meio, Andrelândia, Boa Esperança e Campos Gerais, dando origem às variedades Tomate  Longa Vida, Tomate Tipo Italiano e Tomate Tipo Caqui. Essa quantidade de lavouras, cada uma com seu próprio clima, altitude e condições próprias do solo, permite que a Mallmann mantenha o fornecimento de tomates padronizados durante todo o ano, com períodos de safra alternando-se entre as cidades ao longo dos 12 meses.
» CUIDADO DO PLANTIO À COLHEITA

No viveiro, as mudas dos Tomates Mallmann são cuidadas como um berçário: é a partir daí que os tomates apresentam seus primeiros desenvolvimentos até serem capazes de participarem da safra. A primeira etapa é feita por uma empresa externa, em um processo de semeadura que costuma levar 30 dias, seguido do transplante da muda na terra. O clima é essencial para definir o tempo necessário para cada etapa: após o transplante da muda na terra, em média com 75 dias no verão e de 85 a 90 dias durante o inverno, começa-se a colheita, a qual dura de 60 a 90 dias.

» MAPEAMENTO TÉCNICO DAS PLANTAÇÕES

Exceto o plantio em estufas e em unidades com estrutura de semiteto, a técnica de plantio é a mesma em todas as lavouras de campo aberto da Mallmann, as quais são padronizadas, levando em conta diversos fatores para escolher a lavoura mais adequada para a safra do momento. É feita a análise de histórico de temperatura e regime de chuvas da região. Também, analisa-se: a altitude, a disponibilidade hídrica, fácil acesso para escoamento da produção, disponibilidade de colaboradores e, após tudo isto, é feita a amostragem de solo com um grid de 0,25 hectares com mapeamento químico e físico do solo para correção e adubação, utilizando a metodologia de AGRICULTURA DE PRECISÃO. Também se utiliza técnica com Mulching: um sistema de cobertura de solo feito com lona de polipropileno alocada sobre os canteiros com orifícios por onde as plantas crescem. O objetivo é proteger o solo da ação dos raios solares, mantendo a umidade, ocasionando o uso racional de água e nutrientes; reduzir o contágio de doenças e diminuir a incidência de ervas daninhas.

» USO RACIONAL DE FERTILIZANTES E DA ÁGUA

Um dos maiores enfoques das lavouras Mallmann é garantir o melhor uso da água, fertilizantes e nutrientes do solo. Antes de plantarmos o tomate, fazemos um trabalho com a terra para melhoria do solo, com plantio de plantas que são incorporadas ao solo, chamadas de cobertura verde. Utilizamos compostagem orgânica, adubos de origens organominerais, sendo, depois do plantio, feita complementação com fertirrigação. Todas as lavouras contam com seus sistemas próprios de irrigação, 100% via gotejamento, ajudando no uso racional de água e nutrientes. O sistema fornece a quantidade de água que realmente a planta necessita naquele dia, monitorado diariamente com o uso da tensiometria, que mede a umidade do solo. Com uso de extratores da solução do solo, fazemos análises para sabermos a quantidade de nutrientes disponível na solução do solo e, com base nos resultados, fazemos a fertirrigação somente da demanda nutricional do tomate no determinado estádio fenológico.

» CONTROLE E PREVENÇÃO INTELIGENTE DE PRAGAS

Um dos maiores diferenciais das lavouras Mallmann consiste no MEP (Manejo Ecológico de Pragas) e MID (Manejo Integrado de Doenças), com monitoramento e identificação de pragas e doenças, produzindo tomates com técnicas modernas, aplicando-se produtos para o combate às pragas e doenças de forma direcionada, priorizando o uso de produtos biológicos. Nas lavouras Mallmann, há inspeções periódicas, que possuem o intuito de fazer o levantamento e identificação populacional das pragas e doenças, tomando a decisão de se fazer controle ou não somente com os dados corretos em mãos. Esta técnica permite o uso racional de produtos biológicos e convencionais para o combate às doenças e pragas. Portanto, com o monitoramento, feito através de apontamentos e ferramentas estatísticas, diminui-se o uso de aplicações de produtos biológicos e convencionais.

» NOSSO DIFERENCIAL COMEÇA NO SOLO
Todo departamento de produção agrícola está envolvido nos processos de plantio, cultivo e colheita dos tomates. Somos extremamente criteriosos na seleção de áreas e seleção genética, usamos compostagem orgânica e adubos organominerais. Antes de plantarmos o tomate, fazemos um trabalho com a terra para melhoria do solo, com plantio de plantas que são incorporadas ao solo, chamadas de cobertura verde. Depois do plantio, faz-se complementação com fertirrigação. Praticamos agricultura de precisão: ela está associada à utilização de aparelhagem de tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas de atividades agronômicas baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agroquímicos.
» CALENDÁRIO DE SAFRAS
Um ano inteirinho de tomates saborosos e saudáveis para você e sua família!
» A LAVOURA MALLMANN
Todos os meses saem toneladas de tomates das nossas lavouras para alimentar todo o Brasil. O ano se divide em períodos com cuidados específicos, conheça conosco!
» SAFRA
Reflete a melhor época para o plantio de cada tipo de tomate. A safra é o período onde as condições de clima, temperatura, luminosidade e umidade são as adequadas para o desenvolvimento das culturas, estabelecendo o maior potencial produtivo do ano. Cada tipo de tomate tem sua safra específica, variando ao longo do ano.
» ENTRESSAFRA
Esse é o período entre o fim das safras e o início da próxima colheita. É o período onde são feitos ajustes necessários na lavoura, enriquecimento do solo e preparativos para o início do próximo plantio. É quando, literalmente, preparamos o terreno para os próximos tomates que florescerão em nossas plantações.